História

Inaugurado em 1986, o Luxemburgo é uma das unidades do Instituto Mário Penna e atende pacientes de convênios, particulares e do SUS. Em 2016 realizou mais de 1 milhão de procedimentos, nas mais diversas especialidades.

Mas, além do cuidado ao próximo, o hospital oferece infraestrutura de ponta para receber pacientes e acompanhantes: são 258 leitos, CTI, Unidade de Transplante de Medula Óssea, Unidade Coronariana Intensiva, Centro Cirúrgico, Serviços de Diagnóstico, um completo setor de Hemodinâmica, Medicina Nuclear, Central de Endoscopia, Laboratório de Anatomia Patologia Clínica Patológica, Pronto Atendimento 24 horas, Consultórios e Serviços de Quimioterapia e Radioterapia. Além de equipamentos para ressonância magnética, ultrasonografia, mamografia, colonoscopia, endoscopia, aceleradores lineares, tomografias e salas cirúrgicas para procedimentos guiados por vídeo.

Para oferecer aos seus pacientes equipamentos modernos com tecnologia de ponta, o hospital passa por um constante processo de modernização e atualização, através de recursos captados por meio de parcerias e programas governamentais.

Isso sem contar, claro, o corpo clínico experiente e especializado que, juntamente com a equipe assistencial, oferece aos pacientes e seus acompanhantes tratamento de qualidade e humanizado.

1974

Criação do Corpo de Voluntárias pelo Dr. João Baptista Resende Alvez, que se uniu a alguns médicos residentes para tratar dos enfermos. A equipe se fortaleceu e criou-se o Corpo de Voluntárias, do qual Terezinha Simões assumiu a primeira presidência.

1980

Início das obras do Hospital Luxemburgo, na época chamado de Instituto Mineiro de Oncologia (IMO).

1997

Inauguração do Lar Célio Janotti.

2006

Inauguração da Casa de Apoio Beatriz Ferraz a partir da junção dos lares Célia Janotti e Januário Carneiro.

2009

Ampliação e Reforma da Casa de Apoio Beatriz Ferraz.

2013

Inauguração da Unidade de Transplante de Medula Óssea.

2015

Inauguração da nova ala da Quimioterapia do Hospital Luxemburgo. Setembro – Instalação de um aparelho de Arco Cirúrgico (GE Medical, modelo Brivo Plus 865).

2017

Fevereiro – Instalação do segundo aparelho de Arco Cirúrgico (GE Medical Modelo OEC).

 
1971

Surgimento da Associação dos Amigos do Hospital Mário Penna e Inauguração do Hospital Mário Penna.

1975

Doação pelo Governo Estadual do Terreno onde hoje se localiza o Hospital Mário Penna.

1986

Inauguração do Hospital Luxemburgo.

1999

Inauguração do Lar da Criança Januário Carneiro.

2008

Reforma do Hospital Mário Penna.

2012

Inauguração do primeiro Acelerador Linear de Partículas.

2014

Inauguração do Núcleo de Ensino e Pesquisa Mário Penna e Entrega do Projeto Humanização da Casa de Apoio Beatriz Ferraz.

2016

Aquisição de dois aparelhos de Raio X Digital.

2017

Março – Instalação e funcionamento do Tomógrafo e Ressonância Magnética.

Ajude o Instituto
Mário Penna

Sua doação pode fazer toda a diferença.

SAIBA MAIS